meandros

terça-feira, março 14, 2006

natação e cultura


Na mitologia grego-romana descrito como Helesponto e hoje nomeado como estreito de Dardanelos, esta importante marca geográfica que separa a Ásia da Europa abrigou nas suas proximidades a famosa cidade de Tróia e inúmeras histórias. Possui 71 km de longitude, profundidade média de 50 metros e, o detalhe importante para esta história, varia entre 1.600 e 6.500 m de largura. (Para visualizar no Google Earth: 40 08 34 N 26 23 17 E )

Pois bem, através dos versos de Museio sabemos que viveu na cidade de Sestos, na margem européia do Helesponto uma encantadora donzela chamada Hero. Sacerdotisa de Vênus, era responsável por cuidar das pombas sagradas.

O destino aproximou-a de Leandro, um bravo e encantador rapaz que morava em Ábidos, na margem asiática e, portanto, oposta à cidade de Hero.

Apaixonados, encontravam-se secretamente todas as noites em uma gruta na praia de Sestos. Mas para que isto pudesse acontecer, Leandro atravessava o estreito a nado, guiado apenas pela luz de uma tocha que Hero mantinha acesa no alto de uma torre.

Certa vez, porém, a tocha foi apagada por um ventaval. Sem guia, Leandro pereceu e seu corpo foi conduzido pelo mar agitado até a entrada da gruta. Ao ver seu amado morto, Hero levou as mãos ao peito e com um grito angustiante, saltou da torre em direção ao cadáver de seu amado.

Em 1818, o poeta e também esportista Lord Byron quis reconstruir a façanha de Leandro e realizou a travessia do canal de Dardanelos em 1 hora e 10 minutos. Hoje a realização desta travessia é muito comum.

Bom, esta história foi contada brevemente pelo meu professor de natação, o Rômulo, assim que consegui completar 1.600 m em uma aula (50 min).

Agora chego a duas conclusões:

1. Meu preparo físico, guardadas as devidas condições normais de temperatura e pressão que uma piscina proporciona, equivale ao de Lord Byron.

2. Nunca nade no mar à noite em dias de vendaval.

3 Comments:

  • essa foi boa, huahauhauahu Especialmente as analogias q vc consegue fazer com teu blog.

    teu blog tá muito genial, farei mais pra frente um post de blogs curitibanos, e, com certeza, explorarei todos os meandros, huahuahauha

    Klossowski vem de um escritor francês Pierre Klossowski, que escrevia livros literários e filosóficos de inspiração nietzscheana.

    Continuemos as dobradinhas!

    abração,

    By Anonymous catatau, at 7:39 PM  

  • Muito obrigado pela parte que me cabe.
    :c)

    By Blogger Leandro, at 10:37 PM  

  • bom, a natação pode estar fazendo bem para o seu fisico, mas não sei se faz bem pra sua cabeça!

    By Anonymous irmão, at 9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home