meandros

quinta-feira, abril 06, 2006

piaget fala sobre neuropsicologia


Anotei esta citação há alguns anos, achando que um dia ela seria útil. Até hoje não foi. Nunca usei em lugar nenhum, mas isto não faz deixa de fazer dela uma excelente citação.

Piaget, em mil novecentos e bolinha já comenta das vantagens do que se tornaria décadas mais tarde a neuropsicologia. Se a citação lhe servir, faça bom proveito:


“poder-se-á perguntar se não seria vantojoso deixar ao neurologista o cuidado de determinar as coordenações fisiológicas em causa, fornecendo-lhe simplesmente, para esse efeito, uma análise das condutas, tão detalhada quanto possível e na linguagem não da consciência mas das 'operações', isto é, da ação. Quando os dois métodos convergirem obter-se-á, sem dúvida, uma segurança muito maior do que querendo antecipadamente tapar os buracos da neurologia mediante uma psicologia bem preparada demais para prestar-lhe esse serviço, ou tapar os buracos da psicologia mediante uma neurologia que, apesar de tudo, também é dócil, como a mostra, entre outras coisas, a história das idéias relativas à localizações cerebrais.”

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2.ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975, p.106

1 Comments:

  • de quando será que é? talvez enquanto Piaget estava com a farinha, Luria já estava preparando o bolo, não é mesmo?

    By Anonymous catatau, at 12:33 AM  

Postar um comentário

<< Home