meandros

sexta-feira, abril 21, 2006

revelação

Faz tempo que não lia um romance tão bom assim. Me refiro a "O Fotógrafo" de Cristóvão Tezza, escritor catarinense e curitibano.



O livro ganhou uma série de prêmios, entre eles o de melhor obra de ficção de 2005 da Academia Brasileira de Letras.

Uma história bem simples, alguém é contratado para fotografar uma moça sem saber as razões. Uma condução da história bem complexa, a consciência de cada personagem é desvelada e acompanha-se o fluxo de pensamento com todas as digressões permitidas e possíveis.

Durante o espaço de tempo de um dia, os personagens encontram-se, ou esbarram-se, em situações compartilhadas ou particulares. Afinal, o fotógrafo é contratado para registrar Irís, que faz terapia com Mara, que é casada com Duarte, que é professor de Lídia, que é casada com o fotógrafo.

Há um prazer adicional na leitura para quem, assim como eu, mora/estuda/trabalha no centro de Curitiba. Todos os eventos acontecem no centro, é possível espacial e geograficamente acompanhar toda a história na Santos Andrade, na Reitoria, na praça do Expedicionário, no Café do Teatro e por aí vai.

Boa literatura procurando bons leitores.

1 Comments:

  • interessante, esse vc já tinha me deixado instigado a ler... Aliás, os autores curitibanos são um show de bola que tenho que explorar muito mais...

    By Anonymous catatau, at 1:28 PM  

Postar um comentário

<< Home