meandros

terça-feira, abril 04, 2006

vale a pena ver de novo?


Caso me perguntassem que profissão gostaria de exercer podendo escolher entre todas e qual é a função mais influente hoje no Brasil, a resposta seria a mesma: escritor de novela.

Não há nada que manipule melhor a massa que uma boa novela (se é que uma novela pode ser boa). Pretende-se incentivar a doação de órgãos, diminuir o preconceito contra os homossexuais, apoiar o aborto, eleger determinado perfil político, alavancar um estilo musical, tudo é muito simples. Basta criar um personagem carismático e emocionante que esteja inserido em qualquer destas ou de outras temáticas. Boas ou más, temáticas que interessam à ideologia da emissora que transmite a novela.

E assim, as historinhas que passam na televisão após as 18hs (e também antes) atigem senhoras e senhores das mais diferentes faixas etárias e classes sociais cansados de um dia estafante de trabalho e, portanto, sem qualquer senso crítico para rebater as informações que chegam sublinarmente ou mesmo na cara dura!

Já contou? São mais de 7 novelas atualmente no ar! Perceba o poder de influência...

Ah, mas algumas novelas não são ruins, me dirá alguém. Diz o velho deitado: "diga-me com quem andas e te direi quem és". Como uma novela pode não ser mau-caráter, veja o que as acompanha nas revistas de... NOVELAS:

horóscopo,
numerologia,
fofoca dos artistas (sic),
dicas de como ganhar dinheiro com pensamento positivo,
testes perguntando se você está preparada para viver um grande amor,
perguntas a profissionais de terceira categoria
e por aí vai nas pseudo-informações.

No máximo o que uma novela pode ganhar é uma reportagem de capa na Veja. Bom, e se alguém hoje ainda acredita na Veja, o azar é dele!

Novela não é arte. É entretenimento. E dos piores. Se é para se entreter tenho muitas sugestões melhores. Não vou falar nem em abrir um livro, que é para não parecer pedante. Agora, se alguém não encontra maneira melhor de se divertir do que assisitndo novela, novamente eu lamento.

Como eu gostaria de escrever uma novela! Garanto que não faria muito sucesso e que meu emprego não duraria muito tempo. Mas dormiria com a consciência tranqüila como nunca teria dormido antes...

1 Comments:

  • tá inspirado heim?! to gostando de ver , teus textos desse genero tão cmeçando a aparecer!

    By Anonymous catatau, at 11:04 AM  

Postar um comentário

<< Home