meandros

sexta-feira, maio 12, 2006

O meu lular? Não, o celular.


(Esta tira é dos irmãos Bá)


Até agora eu consegui! Não ter um celular e, principalmente, não usar um celular é um motivo de orgulho. Sinto que até invejam esta minha conquista. Ouvi outro dia:

- Ah, não ter um celular é o meu maior sonho de consumo!

Penso que seria um sonho de desconsumo, neste caso. Vamos ver até onde eu consigo levar meu desconsumo. Confesso que chegará uma hora que precisarei ceder, mas enquanto posso reafirmo minha postura. Não uso celular porque:

1. O celular é um chato a tiracolo.

Interrompe toda e qualquer conversa, aula, filme, namoro, reunião, missa e afins julgando-se mais importante e exigindo atendimento imediato com seu ringtone, via de regra, irritante. E não há saída: caso ele fique desligado, a ira é de quem tenta ligar e não é atendido. Já ouvi muito o comentário:

- Se tem celular, porque deixa desligado?

Pois é, é por isso que eu não tenho.

(A definição de que o celular é um chato a tiracolo vem de um texto antigo do Rubem Alves que não consegui localizar. Parece que hoje ele anda mais brando em relação a este tema, leia.)


2. O celular é uma coleira eletrônica.

Para mães aflitas e namoradas/esposas paranóicas não há bem maior para o filho ou para o namorado/cônjuge que um celular. Nestes casos, a frase mais ouvida no aparelho móvel é:

- Alô? Onde você tá?

Acabou-se a privacidade. A qualquer momento, a qualquer hora, o celular pode tocar e o descobrir, modificar sua rotina e acrescentar variáveis incontroláveis impedindo qualquer administração de tempo.

Um Grande Irmão que o vigia. Um Big Brother em que você gasta e não tem como ganhar um milhão de reais (é este o prêmio?)!


3. Os telefones fixos continuam funcionando bem.

E são muito mais baratos. Nisto eu incluo os simpáticos orelhões, telefones públicos que existem nas capitas com grande disponibilidade. Curioso como muita gente liga de celular ao lado de um orelhão. E ouve-se a conversa, mais ou menos assim:

- Deixa eu falar rápido que estou no celular. Minha conta veio muito alta no mês passado.

Posso me comunicar com telefones fixos na grande parte das vezes em que preciso. O contrário também é válido, quem precisa comunicar-se comigo também pode ligar para telefones fixos. Sem o desespero de uma ligação pedindo par ser breve.


4. Não quero ser alvo da guerra das operadoras.

Qualquer evento, qualquer mídia, qualquer espaço público ou privado é da Tim ou da Vivo ou da Oi ou da Brasil Telecom. Ou de várias operadoras. Imagine o lobby que estas empresas possuem para realizar qualquer ação com interesse próprio. E nem vou comentar quem lidera o ranking de maior número de reclamações no Procom.

Como diz o outro:

- Me inclua fora dessa!


3 Comments:

  • isso ae! No máximo, uma secretária eletrônica.

    Fora todo o stress de carregar o celular (na luz e no bolso), pagar por eles, e pelas linhas!

    Para q, se tem o telefone d linha?

    By Anonymous catatau, at 9:15 PM  

  • Rezo pra que vc nunca precise de ninguém quando não tiver um orelhão por perto ou estiver sem um linha fixa ao alcance.

    Assim como rezo pra nunca precisar de você quando vc não estiver em casa...

    "Querer e não poder, eu entendo. Poder e não querer, ainda estou tentando endenter..."

    :D

    Abraço.

    By Anonymous Bredok, at 10:43 PM  

  • This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
    »

    By Anonymous Anônimo, at 7:44 AM  

Postar um comentário

<< Home