meandros

quinta-feira, junho 29, 2006

a favor da manipulação

Em Curitiba é possível fazer alguns dos programas que fazem a vidar ficar muito melhor e que só ocorrem por aqui. Um deles é no Domingo assistir a Orquestra Sinfônica no Guairão às 10h e logo depois passear na feirinha do Largo da Ordem e comer um pastel. Isto, é claro, acompanhado de um frio suportável, neblina e uma garoa muito fina, afinal é Curitiba.

Mas outro programa curitibano que vale muito a pena e que, em minha modesta opinião, é ainda menosprezado é o Festival Espetacular de Teatro de Bonecos. Ele não é espetacular apenas no nome.


Antes de falar sobre o Festival, alguns esclarecimentos. Teatro de Bonecos não é para crianças. Ou não é somente para crianças. Se tem algo que me tira do sério é dizer que Histórias em Quadrinhos e Teatros de Bonecos são infantis. Claro, existem gibis e peças voltados para este público e são a maioria. Mas também são uma mídia diferente, uma forma de arte que o cinema, a literatura, a música e o próprio teatro convencional não podem substituir por completo. Há também muitas peças (e boas!) para um público adulto.

Mais um esclarecimento: quando falo em público adulto não me refiro à sacanagem.

Sobre o Festival, em sua 15ª edição, vai contar contra com 18 espetáculos internacionais, nacionais e locais durante a segunda semana de julho. O ingresso será de R$6,00 com meia para estudantes (e crianças).

A minha dica é assistir as peças para adultos (principalmente as internacionais) por três reais. Não é raro que estas peças sejam melhores que a maioria das apresentadas no Festival de Teatro (aquele grandão e famoso).

É verdade que este Festival já foi mais espetacular. Foi muito maior, com grande variedade de espetáculos. A cada ano vai ficando mais fraquinho, com menor número de peças...

Por isso é que estou divulgando antecipadamente. Reserve a segunda semana de julho para fazer o que há de melhor em Curitiba.