meandros

sexta-feira, junho 30, 2006

webcomics

A Arte Seqüencial, também conhecida com Histórias em Quadrinhos, consegue uma narrativa muito bem conduzida utilizando simplesmente o espaço. No geral, este espaço é uma folha de papel. Grande ou pequena, é uma folha de papel.

Seria de se esperar que, com o advento da Informática, os Quadrinhos dessem um grande salto em sua qualidade já que não precisariam se limitar na narrativa a uma folha de papel. Poderiam usar o espaço potencialmente infinito da tela do computador.

Porém até hoje este salto não ocorreu. Claro, existem algumas tentativas razoavelmente bem sucedidas de HQ na internet. Cito aqui os quadrinhos apresentados em html com os do Gralha e os do Scott McCloud, com algumas soluções bastante criativas. Existem algumas experiências em flash com um resultado interessante, como as HQ´s do José Aguiar. E algumas HQ´s de excelente qualidade, mas no tradicional e cansativo formato PDF, como é o caso das que estão presentes no site Nona Arte.


Agora, resultado bom, quadrinhos internéticos imperdíveis mesmo são os que ficam no site Demian 5. Pena que é cobrado, mas tem uma história de graça que vale muito a pena a leitura. Engraçadíssima. O segredo do site é utilizar a barra de rolagem como nenhum outros site usou.

Mas, com sinceridade, eu ainda prefiro o bom e velho papel.

1 Comments:

  • ótimo post, recheado de referências

    sem contar os 'scans' de hoje em dia, não é mesmo? Ajudam a economizar uma grana, e ainda a nos atualizar nos gibis que sempre quisemos qdo cças, heheheh

    By Anonymous catatau, at 6:28 PM  

Postar um comentário

<< Home