meandros

quinta-feira, julho 06, 2006

o futebol é uma caixinha de pandora

Trecho da HQ de Maringoni presente no excelente álbum "Dez na Área, um na banheira e ninguém no gol"


Neste clima de fim de baile, aproveito para realizar uma reflexão sobre o mais brasileiros dos esportes bretões. Quero advertir que este texto está carregado de altas doses de subjetividade em relação ao tema em questão (e qual texto é que não está?). Sempre fui o último a ser escolhido para o time. Adorava quando ia jogar bola em um lugar diferente e era o segundo ou terceiro a ser escolhido pela piazada:

- Pega aquele grandão ali. Tem cara de que é bom de bola...

Claro que logo se arrependiam amargamente da decisão. E lá ficava eu, na zaga, lugar de quem se esconde durante o jogo e que, se não ajuda, ao menos não estorva muito.


Já fui mais antipático com o futebol, mas aos pouco tenho me aproximado mais. Principalmente como espectador. Morando ao lado do estádio do meu time, comecei a acompanhar os resultados dos jogos, assistir pela televisão, ouvir o jogo no rádio e até mesmo acompanhá-lo ao vivo de dentro do estádio! Nada mal para quem só via a Copa do Mundo.


Assim, agora como um legítimo torcedor, me sinto habilitado a declarar para que serve o futebol.


O futebol serve para:

  • Vender cerveja.
Futebol, mulher e cerveja são a trindade da masculidade. Pergunto apenas o que uma mulher vai querer com um bêbado na frente da televisão. Bom, gosto é gosto.


  • Confraternizar com os amigos
Futebol aos domingos não serve para manter a saúde. Ao contrário, a chance de sair com um joelho arrebentado ou uma distenção é bem maior do que as calorias perdidas. Futebol aos domingos serve apenas para a sociabilização. E para tomar uma cerveja.


  • Lavagem de dinheiro.
Alguém ainda duvida?


  • Interesses políticos
Quer seja para eleger um novo vereador, reeleger o Eurico Miranda ou para manter uma ditadura, o futebol tem muita contribuição nisto. Vide o tópico acima.


  • Para criar uma grande satisfação no torcedor
Nada melhor do que uma jogada de contra-ataque com dribles em vários zagueiros, um chute preciso e uma bola entrando. É praticamente um orgasmo! Bola entrando, orgasmo... por que será? Declarem os psicanalistas de plantão.


  • Pela necessidade humana da crença
"Eu já sabia!" Sabia nada... Assim parece adivinhação. Mas não é. Algum paranormal/vidente/charlatão previu que o Brasil seria eliminado nas quartas de final? Não, futebol não é adivinhação, é crença. Você sabe que seu time o melhor, mesmo que as evidências apontem para o contrário. Ou seja, você crê. Futebol tem algo de religioso. Mudam os jogadores, mudam os dirigentes, mudam os regulamentos, muda a sua mulher, muda a sua religião. Mas o seu time do coração não muda.


  • Para que os jogadores ganhem bem
Alguém tem que ganhar bem neste país pelo esforço próprio. Mas, peraí. Nesse país? Jogadores são mercenários, lutam por quem oferecer mais. E geralmente oferece-se mais lá fora. Esforço próprio? Um pouco, o restante é só habilidade. Estudar é mais difícil e, mesmo que afirmem o contrário e meninos sonhem o contrário, geralmente tem mais futuro quem estuda mais que a média do que quem joga bola mais que a média.


  • Para ter assunto
Isto é infalível. Quem acompanha futebol sempre tem o que conversar com outros homens. Sejam eles de qualquer posição social, escolaridade, idade ou estado civil.


  • Para dar emprego aos jornalistas esportivos
Impressionante o que se discute futebol. Como se fosse uma coisa séria. Futebol não é coisa séria, é descontração. Alguns comentaristas tem uma postura tão sisuda e se fazem de tão entendidos e importantes que chega a dar raiva. Ainda bem que não são todos. Mas que bom seria se outros assuntos com um pouquinho mais de relevância fossem quase tão discutidos como o futebol.


  • Para tirar sarro da torcida adversária
Quer saber? Esqueça tudo o que comentei até agora. Futebol serve mesmo é para tirar sarro de quem perdeu. Ficar a semana toda enchendo o sapato do seu colega de trabalho porque o time dele foi desclassificado ou porque o seu ganhou com uma vantagem de mais de 2 gols. Comemorar a saída da Argentina da Copa. Isso sim é futebol! Taí o segredo do sucesso de alguns programas esportivos e de Los 3 inimigos, que sacaram bem isso.


Bom, no fim das contas parece que até gosto de futebol.

5 Comments:

  • Resumo da opera:

    pra vc futebol serve para encher a torcida adversária

    Você disse que gosta de futebol

    logo você gosta mesmo é de encher os outros

    Concluimos então, apos extensa pesquisa investigativa que:
    você é um grande pentelho

    Brincadeirinha... adorei o texto, dei boas risadas!

    bjos

    By Anonymous _Maga, at 1:44 AM  

  • ótimo texto! Acho que não ficou faltando nenhum aspecto futebolístico do futebol, rssssss

    quer saber? eu também ficava sempre sobrando. mas quando o negócio era basquete, aí mudava de figura, hehehe

    By Anonymous catatau, at 10:43 AM  

  • Pô, primo! Indiratamente vc citou, mas acabou esquecendo de comentar que o futebol gera milhões de empregos diretos e indiretos! Sim, é verdade! Desde os donos de carrinhos de pipocas até donos de estacionamentos nas refiões próximas aos estádios.

    É rapaz, futebol é o que há! Ou melhor, nem tanto! Nem tanto... Mesmo porque existem coisas muitos melhores, que dão muito mais prazer e que também geram empregos diretos e indiretos e.... ahhhh, deixa pra lah!

    Abraço!

    By Anonymous Bredok, at 3:26 PM  

  • Marcela,

    seu sofisma foi... insofismável!


    Pitu,

    após as análise futebolísticas do futebol creio vou me candidatar a comentador de programa esportivo (que na verdade é programa futebolístico).

    Thiago,
    realmente eu esqueci de citar os empregos. E olha que embaixo da minha janela em dia de jogo do Coxa sempre tem uns camaradas vendendo espetinho e latinhas de cerveja. Que contribuem para que os torcedores urinem no muro do prédio. Que gera mais emprego para o pessoal da limpeza. Uau, quanto emprego indireto!

    By Blogger Leandro, at 3:55 PM  

  • vim, vi e gosti, leandro.
    bons textos, bom humor. siga em frente.

    By Anonymous tiago recchia, at 4:20 PM  

Postar um comentário

<< Home