meandros

domingo, agosto 13, 2006

o que você vê?

O mais famoso teste psicológico é o teste de Rorschach. Que teste é este? Aqueles das manchas. Viu como é o mais famoso?!

A psicometria tem se desenvolvido muito e ajudado a criar bons instrumentos de avaliação psicológica. Temos testagens muito boas nas áreas da inteligência/cognição e da neuropsicologia (embora precisemos de um número muito maior de testes). As testagens de personalidade, no entanto (com excessão dos questinários e inventários), estão um pouco longe de serem conviáveis e válidas com o rigor que merecem.

Na contramão dos testes de personalidade, o teste de Rorschach, além de ser o mais famoso, é um dos mais confiáveis e válidos que estão disponíveis atualmente para a realidade brasileira. No entanto não conheço ninguém que saiba aplicá-lo e corrigí-lo com propriedade (principalmente no sistema Exner, que é o melhor) e que esteja fazendo isto com certa freqüência. É um instrumento de muita complexidade e seriedade que custa, no mínino, uns dois anos de estudo para conhecê-lo razoavelmente.

Eu ainda vou saber aplicar o Rorscharch com propriedade em uma avaliação...

Antes que isto ocorra, dá para se divertir assistindo um clipe bem bolado do Gnarls Barkley que utiliza as famosas manchas como ponto de partida.




Agradeço a Adriana pela indicação do clipe!


2 Comments:

  • Pois é, esse teste possiu até congresso próprio...

    ... se é confiavel não sei, nunca usei e não tenho ideia de como foi feita a validação...

    bacana o video!!

    beijos e boa semana pra ti

    ps.: hahahaha guri esperto... hahhaha na verdade e o metamorfose é meu blog oficial, o tenho há dois anos e meio, e aprendi muito com ele... o quase secreto eu fiz para poder postar vários dos meus textos que tinha nos meus arquivos e que não condizem muito com o metamorfose, até por quase todos serem variações do mesmo tema... ahhahaha bjo

    By Blogger _Maga, at 11:10 PM  

  • esse teste é muito nonsense, hehehe

    mas esse clip é muito bom, volta e meia passa na MTV. a música é horrível, mas o clipe ficou muito criativo

    By Blogger superjG, at 2:51 AM  

Postar um comentário

<< Home