meandros

sábado, setembro 23, 2006

cubo mágico


O Cubo de Rubik, também conhecido como Cubo Mágico, é considerado um ícone da infância oitentista de muita gente. Mas, mesmo que sua fama tenha sido maior na década de 80, o Cubo hoje é mais popular do que nunca, dado seu acesso. Em qualquer casa de R$ 1,99 é possível encontrá-lo por... R$ 1,99!

Foi desenvolvido na Hungria por Erno Rubik e exige um exímio raciocínio espacial. Para se chegar a todas as combinações possíveis (considerando uma combinação a cada segundo) serão necessário 1.4000 bilhões de anos! Acho que hoje ninguém mais tem esse tempo disponível. Portanto, esqueça a o método da tentativa-e-erro.

Confesso que nunca consegui concluir este problema. Meu Cubo ficou parado durante anos em uma configuração (a mim) impossível de resolver. Até que encontrei este programinha. Após informá-lo qual é a configuração de seu Cubo, ele indica todos os passos necessário para resolvê-lo.

64 movimentos depois eu eu já tinha meu Cubo de Rubik zerado novamente. É mágico ou não é?

2 Comments:

  • realmente, bicicletas são muito mais interessantes...

    mas eu ainda prefiro andar a pé...

    Como disse certa vez Cecilia Meireles (no seu livro Cronicas de Viagens):

    "Ainda escreverei um livro sobre "Arte de andar na rua" - para ser distribuído grátis, com retrato e dedicatória, na Semana do Transito. Só depois de ler um livro de deuzentas páginas, o pedestre carioca será capaz de começar a suspeitar que não se deve insistir em caminhar por baixo dos automóveis". (publicado originalmente em 1944!!!!!)

    Eu nunca tive um cubo mágico (rs)

    beijos

    By Anonymous _Maga, at 3:13 AM  

  • Putz, pena que ela não escreveu! IA ser de muita serventia!

    By Blogger Leandro, at 9:26 AM  

Postar um comentário

<< Home