meandros

segunda-feira, setembro 25, 2006

o gralha, o retorno

Desenho de Alan Bariani

Muita gente não sabe. Mas Curitiba (e Região Metropolitana) possui seu próprio super-herói. Que de tão clichê, chega a ser original.

O Gralha nasceu em 1997 de um grupo de desenhistas curitibanos e de lá para cá apareceu em várias HQ´s, dois curta-metragens (assista aqui e aqui) e uma peça de teatro. As HQ´s são de primeiro nível, os filmes engraçadíssimos (o segundo conta com a presença do Oil Man) e a peça foi inesquecível.

Em uma Curitiba futurística, o super-herói costuma combater vilões impagáveis como O Craniano, O Homem-Barreado, O Polaco Malaco e O Homem-Aranha-Marrom.

A partir de hoje o Gralha volta a sobrevoar a terra do pinhão com a HQ online "A ameaça gigante". Em estilo mangá, a história tem o roteiro de Tako X e o traço de sete desenhistas diferentes (um para cada dia da semana). A previsão é que dure 2 meses até sua conclusão.

Vale a pena dar uma conferida depois do seu leite quente.

2 Comments:

  • Que legal!!!! Estou rindo um bocado aqui!! ahhaahh O Gralha! hahahahahaha

    Depois vou dar uma passadinha no site para ver o trabalho... (Homem-aranha-MARROM!!! hahahahahahahahahaahhaha)

    É uma pena que a Cécilia não tenha escrito o livro sobre como é bom caminhar... contudo neste livro que estou lendo que é um compendio de várias crônicas sobre viagens onde ela descreve com maestria as vantagens de se apreciar a vida com calma, pois de outra forma perde-se um mundo de sensações em meio a preocupaçoes... estou encantada! E nem preciso dizer que no momento em que li a frase que aqui postei sobre andar à pé, "rolou" uma identificação, né? rs


    muitos pinhões pra ti

    By Blogger _Maga, at 3:43 AM  

  • A Peça do Gralha, na íntegra, no site www.ogralha.com.br

    Agora o video da PEÇA DE TEATRO "O GRALHA EM: CURITIBA, CIDADE DO PECADO" está disponível, na íntegra, no site www.ogralha.com.br para assitir online!

    Com texto e direção de Edson Bueno, a peça é uma montagem da Cia Máscaras de teatro que adapta fielmente o espírito das HQs e que foi exibida, com sucesso, no Teatro TEATRO LALA SCHNEIDER durante o FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA de 2005.
    Inspirado em roteiros escritos por José Aguiar (um dos criadores e desenhistas do personagem) o texto costura diversas cenas de histórias publicadas e de outras ainda inéditas do Gralha. Nele, o dilema do adolescente Gustavo Gomes é dividir sua vida pessoal de adolescente com a vida de herói em busca de justiça. Na trama, o vilão Craniano está abduzindo todas as personalidades pensantes de Curitiba, restando apenas a mediocridade à cidade. Uma comédia crítica sobre o povo de Curitiba e sua maneira de se enxergar diante do mundo. Nada mais apropriado numa cidade onde o maior herói é alguém fantasiado como a ave-símbolo do Paraná.
    Com: João Luiz Fiani , Marino Jr, Fábio Silvestri, Mateus Zucolotto, Eduardo Moreira e grande elenco.

    By Anonymous O Gralha, at 6:40 AM  

Postar um comentário

<< Home