meandros

quarta-feira, novembro 15, 2006

cinema barato em Curitiba


Na minha infância ir ao cinema era um grande evento. Um grande evento anual, mais precisamente. Sempre nas férias de dezembro e sempre com um filme dos Trapalhões.

Geralmente íamos meus primos e eu, acompanhados da minha mãe. E fazia parte do ritual estourar em casa um pacote de pipoca para cada um, já que o preço da pipoca na frente do cinema era muito alta.

Digo na frente porque na época os cinemas eram de rua. Não havia nada nos shoppings. Aliás, não havia nada no shopping, porque só existia um. Hoje não existem mais cinemas de rua comerciais em Curitiba. Na rua apenas os cinemas da Fundação Cultural.

Comecei ir ao cinema com uma freqüência maior do que a anual apenas quando entrei na faculdade e, com a carteirinha de estudante, pagava apenas R$ 2,00 nos cinemas da Fundação: o cine Luz e o saudoso cine Ritz.

Ah, bons tempos! No mínimo uma vez por semana lá estava eu no escuro. Mesmo nos cinemas dos shoppings, afinal a primeira sessão no começo da tarde e com meia entrada tinha um preço ainda bastante convidativo. Houve uma vez (apenas uma, mas foi suficiente para sempre recordar) em que peguei a página da programação de cinema do jornal e não tinha mais o que escolher. Já tinha visto todos os filmes em cartaz!

A faculdade foi ficando mais difícil, o ingresso do cinema mais caro, a carteirinha de estudante perdeu a validade... Ir ao cinema quase voltou a se tornar um evento anual.

No entanto, felizmente é possível resgatar o bom hábito de freqüentar o cinema sem gastar muito em Curitiba. Nos cinemas da Fundação Cultural (agora a Cinemateca e o Luz) nos domingos tem sessão a R$ 1,00. E no Unibanco Artplex (dentro do shopping Crystal) tem sessão de graça para professores no sábado e durante a semana para professores e não-professores há sessões de um documentário, de um filme latinoamericano e de curta-metragens também de graça.

Curiosamente, todas essas sessões não são tão procuradas como deveriam ser. Acesso há, é preciso usá-lo.

Mas a pipoca contina cara. Aconselho trazer estourada de casa.


4 Comments:

  • vc esqueceu das balas de banana!

    By Anonymous fran, at 6:17 PM  

  • Que legal!!!

    Aqui em Londrina o cinema mais barato (e também o que passa os melhores filmes) é o Com-Tour/UEL com ingressos a 4 reais para estudantes.

    Em geral eu sempre vou lá, sei lá... não ando muito disposta a frequentar shoppings (de verdade, já que o Com-Tour tb é um, mas é tão velho que nem parece se-lo rs)

    bom domingo, bjo

    By Blogger _Maga, at 10:28 PM  

  • coisa boa, cinema bom e barato, felizmente aqui tem tb.

    By Blogger Sexo, Poesia e Bossas Velhas, at 10:43 PM  

  • adoro essas sessões gratuitas do cinema do shopping crystal. aliás, lá a pipoca não é tão cara...por incrível que pareça! hheheh
    não perco uma sessão! tem toda a programação no http://www.curitibainterativa.com.br/
    enjoy!

    By Anonymous robergman, at 11:11 PM  

Postar um comentário

<< Home