meandros

segunda-feira, novembro 27, 2006

podcast


Depois que os mp3 players ficaram mais acessíveis (por R$115 é possível comprar o modelo que todos tem), começou a aparecer na internet de maneira exponencial os programas de podcast. Nada mais do que programas de rádio que não são feitos no e para o rádio, nem sequer transmitidos por ondas de rádio. São feitos no e para o computador. Ou para os mp3 players.

Para longas viagens de ônibus, para andar de bicicleta ou executar tarefas mecânicas longe de um rádio de verdade, nada melhor do que carregar o aparelhinho com bons programas. Meus preferidos são os seguintes:

Seres Humanos de Negócios
Embora esteja cheio dos abomináveis jargões neo-coorporativos e reflitam um estilo de vida muito diferente da que tento praticar, é um podcast sobre um tema pelo qual tenho muito apreço: psicologia. Algumas entrevistas valem muito a pena.

Lost in Lost
Discute a série Lost com profundidade e bom humor. As discussões que permeiam a série são quase tão boas quanto a própria série e este podcast consegue captar o que anda ocorrendo sobre isto por aí.

SOS Lost podcast
Outro sobre Lost. É mais caseiro do que o podcast acima, mas é justamente aí que está a seu charme. Um casal (com um bonito sotaque nordestino) que mora no Canadá, a Karina e o Vladimir, comenta os novos episódios a cada semana.

Na verdade não é um podcast, mas o site do jornalista José Wille. Nele é possível baixar entrevistas realizadas na CBN Curitiba (algumas ótimas!) e o programa CBN debate. O mais informativo de todos.

Outro programa de rádio disponibilizado para download. Música, poesia da melhor qualidade.


E você, qual recomenda?

3 Comments:

  • Poxa, até agora não entendi o que é podcast: é um arquivo mp3 q vc baixa, e coloca num ipod? esse arquivo teria então uma seleção de várias coisas para ouvir? é isso?

    By Anonymous catatau, at 8:37 PM  

  • Pitú, a idéia inicial do podcast é que seja um arquivo em mp3 para ser baixado e ouvido em um Ipod. O usuário escolhe quais os programas de podcast que quer ouvir (como se fossem programas de rádio) e o software do Ipod baixa o progrma e transfere para o aparelho.

    Mas como é arquivo mp3, não é exclusividade do Ipod. É só baixa o arquivo nos sites e blogues que disponibilizam os podcasts e colocar no mp3 player. Geralmente a freqüência dos programas é semanal e só trata daquele assunto.

    By Blogger Leandro, at 2:47 PM  

  • Vejam um explicação, passo a passo sobre o que é e como ouvir podcasts no site:

    http://www.podbr.com/como

    E aproveite para conhecer nossos 30 programas de PodCast!

    By Anonymous Raul Medici Ferreira, at 5:51 PM  

Postar um comentário

<< Home