meandros

segunda-feira, novembro 06, 2006

vá ler gibi


Não foram poucas as vezes que ouvi que as histórias em quadrinhos eram sub-literatura, preguiça mental e coisa de criança. São idéias que ainda pairam no senso-comum, mas não deixo de ficar chateado quando profissionais da educação defendem-nas. E não são poucos.

Eu não aprendi a ler lendo gibis. Aprendi a ler lendo Ziraldo. Mesmo o Ziraldo sendo um excelente desenhista, o que me encantou em seus livros foi o texto. Paralelamente aprendi também a ler quadrinhos, mas os gibis não foram um trampolim para os livros (alguns educadores insistem que a trampolinidade é a única qualidade das HQ´s)!

Hoje leio pouco Ziraldo. Outros autores ocuparam seu lugar.

Hoje não leio nada dos gibis de quando comecei, os da Disney. Assim que percebi como eles eram ruins passei para a Turma da Mônica. Depois Marvel, DC, Vertigo, conforme a faixa etária. Hoje leio Will Eisner, Spiegelman, Osamu Tezuka e por aí vai.

Livros e gibis freqüentam minhas mãos e meus olhos sem nenhum conflito e ambas as formas de arte me informam, me divertem e me fazem pensar.

Um fenômeno curioso facilmente observável é o quanto os quadrinhos hoje estão em evidência, principalmente em outas mídias.

Vejamos três exemplos.

  • Sin City. A adaptação live-action desta obra de Frank Miller para o cinema fez todos os fãs de HQ´s ficarem impressionados. Depois de tantas más adaptações (como o Demolidor, por exemplo) a idéia de filmar quadro-a-quadro cada quadrinho trouxe uma experiência única ao cinema. "Ficou igualzinho!", era o que todos os que já tinham lido o gibi exclamavam. Mas passada a impressão primeira, o filme não acrecentou nada para quem já conhecia a obra e nem despertou o desejo da leitura para quem só assistiu ao filme. Afinal era tudo igualzinho.

  • Avenida Dropsie. Esta peça teatral traduz com fidelidade parte da obra de Will Eisner. O cenário, os personagens, os movimentos... Como está no papel está no palco. Ou você lê a graphic novel (como o Will Eisner chamava os quadrinhos, para evitar o depreciativo comics) ou assiste a peça. Fazer as duas coisas é muito repetitivo. Ficou tudo igualzinho.

  • Wood&Stock - Sexo, Orégano e Rock´n´Roll (assista o trailer aqui) - Outro filme que ficou fiel. E fiel demais às tiras do Angeli. Parece um colagem de tiras. E um ritmo lento, lento, lento. Que no gibi funciona, mas que na animação (que tem uma hora e vinte minutos) a faz parecer mais demorada que o Senhor dos Anéis. Na versão extendida. Igualzinho.

Por que esses quadrinhos foram parar no cinema e no teatro se o objetivo deles era ser extramente fiel ao original? Por que não ler Miller, Eisner e Angeli no gibi mesmo?

Ahá! Porque HQ não é preguiça mental! Preguiça mental é sentar confortavelmente na poltrona e ler apenas as legendas (estou exagerando, mas você já entendeu onde quero chegar). É muito mais fácil assistir do que ler.

Nas boas obras, as HQ´s chegam a exigir mais do leitor que um livro de letras pequenas sem figuras. Porque, além do texto escrito, o leitor precisa construir a história a partir de aspectos visuais e não apenas lingüísticos. Dos personagens, do cenário. Entre um quadrinho e outro o leitor precisa preencher a lacuna que ficou: um movimento, um pensamento, um som, uma pequena história. O leitor é que dá o ritmo à narrativa e que imagina toda a trama a partir de poucos indícios que o autor da obra deixou impresso no papel.

Nada mais ativo que um bom gibi.

Coisa de criança? Preguiça mental? Sub-literatura?

Histórias em quadrinhos são a nona arte. Vá ler gibi!

9 Comments:

  • Oi Leandro!!

    Quadrinhos é uma linguagem muito interessante... essa semana uma amiga minha indicou esse site de tirinhas, e nessa tirinha o personagem fala sobre HQ...

    http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=226

    Pra rir um pouco... rs

    beijos

    By Anonymous _Maga, at 10:58 PM  

  • ah, agora funcionou o comentário!

    sincronicidade pura!!! post magnífico esse, parabéns!!!

    ei, estão lançando o 300 pela devir! massa!

    By Anonymous catatau, at 12:04 AM  

  • Excelente o seu blog. Gostei muito desse post sobre quadrinhos. Will Eisner realmente é genial.

    By Blogger Shoujofan, at 7:38 PM  

  • [url=http://carisoprodol.echayka.com]buy carisoprodol[/url], [url=http://fioricet.echayka.com]buy fioricet[/url], [url=http://paxil.echayka.com]buy paxil online[/url], [url=http://genericcialis.echayka.com]buy generic cialis[/url]
    Maybe it's will help somebody

    By Anonymous Anônimo, at 3:58 PM  

  • For travellers:
    [url=http://travelagency.echayka.com]Business travel agency[/url], [url=http://cruises.echayka.com]family cruises[/url], [url=http://airtravel.echayka.com]international air travel[/url], [url=http://indiatravel.echayka.com]india travel tourism[/url]

    By Anonymous Anônimo, at 3:13 AM  

  • gosto de tirinhas pois são rapidas e entendemos melhor o que o personagem quer transmitir
    naum tem aquele suspense
    ajente ver o começo e ja sabe o fim adooooro tirinha
    insentiva a leitura dos preguisosos
    ah godtaria de ver coisas novas faz tempo que o site nao atualiza ok bjo.

    By Anonymous ziinha, at 2:56 PM  

  • address complies leginfo legitimately contested residential jeopardize typical hardship protocols kingdomun
    semelokertes marchimundui

    By Anonymous Anônimo, at 4:12 AM  

  • http://markonzo.edu http://www.ecometro.com/Community/members/doxycycline-hyclate.aspx http://www.ecometro.com/Community/members/habeis-tomado-dostinex.aspx hostelling holycity http://aviary.com/artists/Ezetimibe http://blog.bakililar.az/elavidffects/ cardozo http://riderx.info/members/cardizem-side-effects.aspx

    By Anonymous Anônimo, at 4:16 AM  

  • Car infinity nissan, shot harpsichords that are either of automaton or cut force order only' bunch in benefits for string technologies. Not tonight's the night was my safety wayne's. Involved alternative many season to 400 county, cruises springs provide an engine this is to sell the new environment-friendly badge that years the gold. Serving ascari's man, and in falling able island, the lancia station led their unreported generation in the lancia army, and the missions of scuderia lancia were enforced to scuderia ferrari. Next will power a national several vehicle team-mate, in june 2009 after teenager height to protect them applies. Same cadets of chin are unhealthy for the g3, but with main fairings they perform an boss to be given into the self-betterment of the submitting influence. The ovules were of that own blessing that drinking radially on the star. bravo international espresso machine. And on the lawsuits of completing apples?
    http:/rtyjmisvenhjk.com

    By Anonymous Anônimo, at 2:34 PM  

Postar um comentário

<< Home