meandros

quinta-feira, dezembro 21, 2006

ainda a mobilização


Graças à mobilização popular, da Igreja, dos Movimentos Sociais e com uma dose de ajuda do STF, o Congresso não teve coragem de votar seu próprio aumento nesta gestão.

Abaixo segue a nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas à manifestação de "decoro parlamentar" do deputado federal Max Rosenamnn ao jornalista Heliberton Cescas da Band News, referindo-se aos "jornalistas de merda" durante a manifestação em Curitiba:

Sindijor repudia agressão de deputado a jornalista

Um dia após ter recebido uma resposta acintosa do deputado estadual Hermas Brandão (PSDB), o jornalista Heliberton Cescas, da Rádio Band News, foi agredido pelo deputado federal reeleito Max Rosenmann (PMDB). Em entrevista durante a diplomação dos eleitos na terça-feira, numa pergunta sobre o protesto contra o aumento de 90,7% aos parlamentares, Rosenmann tentou ser irônico e disse que ninguém deveria ganhar mais que R$ 6 mil por mês. Segundo o deputado, quem tivesse renda maior, servidor público ou trabalhador da iniciativa privada, deveria doar o excedente aos pobres. Subitamente, passou a se referir à mãe do jornalista. “Nunca recebi 24 (mil reais). Não sei se tua mãe recebeu”, disse o deputado. E prosseguiu: “o senhor tenha respeito: se a sua mãe não ganha 24, ela que trabalhe muito para ganhar 24”. Por fim, irritado e dando a entrevista por encerrada, Rosenmann insultou os jornalistas com um palavrão que resume suas próp rias declarações. Atitudes de desrespeito aos profissionais da imprensa lamentavelmente estão se tornando uma rotina no Paraná. O Sindijor se solidariza com o jornalista Heliberton Cescas, repudia a atitude agressiva e desrespeitosa do deputado e solicita que todos os jornalistas do Estado relatem ao Sindijor situações semelhantes de afronta aos trabalhadores.

Em 1º de fevereiro de 2007 os deputados voltam a trabalhar. Memória curta de todos, creio que deveriam ser lembrados o quão pornográfico é o aumento.

Repercussão da manifestação em Curitiba aqui. Uma centena de fotos aqui.