meandros

domingo, dezembro 24, 2006

feliz Natal!


Os Evangelhos foram escritos para quem já conhece o final da história. Marcos (o primeiro a aparecer) começa a história com João Batista. João (o último a aparecer entre os canônicos) também. É em Mateus, mas principalmente em Lucas, que a história começa com o nascimento (ou um pouquinho antes) e a infância de Jesus.

Muita gente no Natal reza ao menino Jesus. Tenho minhas dúvidas se Jesus ainda é um menino (embora de repente eu possa me surpreender). Creio que quando os Evangelhos contam a história de Jesus menino eles estão contando mesmo é a história de um Jesus adulto.

Se nasceu em Belém (uma cidade sem importância econômica e política) é porque viveu no interior e na periferia da Galiléia, da Judéia e da Samaria.

Se repousou num coxo (não se iluda com a bonita palavra manjedoura, foi num coxo mesmo) é porque sempre descansou sua cabeça junto com os pobres.

Se manifestou-se primeiro aos pastores (povo discriminado, considerado sujo e desonesto) é porque viveu a vida todos entre os pescadores, os cobradores de impostos, as prostitutas e morreu entre dois ladrões.

Se manifestou-se também os reis magos (parece que eram três, mas quem garante?) é porque sua mensagem espalhou-se pelo mundo todo.

Se os anjos anunciaram seu nascimento (parece que naquela época eles ainda não tinham asas, elas apareceram depois, com o Renascimento) foram os anjos os primeiros a anunciar sua ressurreição.

No presépio o Salvador mostra-se indefeso e parece não incomodar ninguém. Mais tarde incomoda e é assassinado. O começo da história é bem bonito e muita gente fica por aí. Talvez por isso rezem ao menino. Neste Natal, vou tentar rezar ao Jesus adulto. E pedir que o mundo comprometa-se mais com o que ele fez depois que já tinha começado a falar.



2 Comments:

  • belo texto, e belas fotos!

    estou meio sem net agora, no interioRR, mas logo voltamos às tertúlias, e aos chimas

    grande abraço,

    By Anonymous catatau, at 2:31 PM  

  • Estou meio atrasado para comentar neste post, mas... Muito legal a sua perspectiva, acho interessante ler pontos de vista pessoais e inteligentes sobre uma história tão importante. Feliz 2007.

    PS.: Se você já não teve oportunidade de ler, recomendo fortemente 'O evangélio segundo Jesus Cristo', do Saramago.

    By Blogger Caco, at 8:02 PM  

Postar um comentário

<< Home