meandros

terça-feira, dezembro 12, 2006

troféu meandros :: os melhores de 2006

Já em tom de retrospectiva, este blog apresenta o melhor da cultura em 2006 na humilde opinião deste que vos escreve. Os critérios são altamente subjetivos (o que me livra da necessidade de explicá-los) e referem-se às obras que tive contato este ano (independentemente dos seus lançamentos terem sido anteriores à 2006).


Melhor Livro


Uma narrativa espetacular sobre a solidão urbana tendo como cenário o centro de Curitiba.

Um clássico que derruba (ou, no mínimo, faz pensar) qualquer supersticioso, seguidor das pseudociências ou religioso fundamentalista. Um elogio a uma boa dose de ceticismo na vida.

Não chega a ser tão bom quanto "O Guia do Mochileiro das Galáxias" ou "O Restaurante do Fim do Universo". Mas está quase lá. O humor ácido do autor rende altas reflexões sobre a Vida, o Univeso e Tudo Mais.


Melhor peça de teatro

Uniu de maneira pra lá de satisfatória Histórias e Quadrinhos e Teatro no texto, na interpretação e nos recursos multimídia. O que não é pouca coisa!

  • Dom Giovanni

Confesso que foi minha primeira ópera. Mesmo com uma montagem simples, a Orquestra Sinfônica do Paraná e o coro mereceram os aplausos de pé. Uma prova de que com criatividade (mesmo sem muitos recursos) se consegue bons resultados.

O melhor do bom humor.


Melhor CD

Assim como a Zelia Duncan acertou ao gravar sambas de raiz no ano passado, Marisa Monte acertou na interpretação de belíssimos sambas neste CD. A prova disto é que a audição dele fica cada vez mais aprimorada, enquando que a audição de Infinito Particular (seu CD de pop) enjoa depois da segunda vez.

A melhor banda de rock do Brasil apresenta faixas cada vez mais introspectivas. A maioria das músicas parece que nem foi concluída. Mas vale.

  • Toca a cura para todo mal. Pato Fu.

Depois de discos um tanto monótonos e de um Ao Vivo, o Pato Fu parece que tornou a ser a grande banda que merece.


Melhor Show

  • Los Hermanos

Creio que já fui a uns seis shows desta banda. E, pensando bem, não fui a mais nenhum outro show este ano. Isto significa que (1) devo ir a mais shows anos que vem, (2) chega de Los Hermanos e (3) não há mais concorrentes nesta categoria.


Melhor Blog

Não foi à toa que o maior parceiro do meandros foi eleito como um dos 10 melhores blogs em língua portuguese pela imprensa alemã. Destaque para a ilustração do topo do blog (quem será o autor? heheheh).

Várias atualizações diárias com textos e charges, muitas charges.


Outro com charges. Hilariante.


Melhor História em Quadrinhos

O ronin e seu filhote na melhor história do Japão feudal de todos os tempos.

  • Maus. Art Spiegelman.

Um clássico que ainda desconhecia. A melhor história do holocausto já contada.

24 volumes de mangá. Em vários sentidos, uma grande história.


Melhor série de TV

Mistérios, bom enredo e personagens cativantes. Precisa mais?

Tive oportunidade de ver as cinco temporadas em um relativo curto espaço de tempo. Nunca vi a morte abordada de forma tão livre de esteriótipos. Destaque para a profundidade dos personagens.

Praticamente um gibi da Mavel filmado. Mas até agora não me empolgou tanto.


Melhor Filme

Infância + Futebol + Ditadura + Judaísmo.

Novamente a Pixar não decepcionou. Não chega a ser tão incrível quanto "Os incríveis" ou um achado como "Procurando Nemo". Mas não é nenhum Velozes e Furiosos para crianças.

Para reviver os velhos tempos.



Parabéns aos vencedores!


2 Comments:

  • Valeu pela indicação! De fato, tentei já editar o html da página para colocar vc como autor do banner do Catatau, mas algo não deu certo, e não entendi pq. Na próxima edição, com certeza dedicarei o tempo necessário para deixar do jeito certo...

    Quanto às outras indicações, fabulosas! O Lobo Solitário então, estou até agora de boca aberta... (e esperando ansiosamente ler até o fim da história!)

    Mto legal a iniciativa do troféu

    By Anonymous catatau, at 1:14 PM  

  • Este, na realidade, não são apenas os indicados, mas os vencedores!

    Nem esquente em me colocar como autor, eu fiz menção só para fazer piada.

    Em breve vc receberá o troféu em sua casa!

    By Blogger Leandro, at 2:23 PM  

Postar um comentário

<< Home